Melhorias no Sistema de Sincronismo da Aciaria

Posted on Posted in Desenvolvimento de Software

VISÃO GERAL

 

Empresa – ArcelorMittal
Área de Negócios – Melhorias no Sistema de Sincronismo da Aciaria
Web Site – http://brasil.arcelormittal.com.br/

 

O Projeto

O objetivo do projeto era melhorar o sistema de sincronismo da Aciaria, que tem a função de programar e manter a sincronização de todos os estágios da produção do aço, que começa com o recebimento e tratamento da matéria-prima (gusa líquido – pesagem, dessulfuração em Carro Torpedo e panela). O projeto durou 2 anos e meio, e o tempo de participação da ETAURE foi de 6 meses. Logo após a implementação, que ocorreu no dia 21 de novembro de 2016, a ETAURE também participou do desenvolvimento de novas funcionalidades do sistema.

 

Desafio

O Sistema de Sincronismo da Aciaria possui muitas regras de negócio com elevado grau de complexidade. A ETAURE não participou da fase de planejamento e análise, mas foi convidada a participar no momento em que o projeto estava atrasado e passava pelo estágio mais crítico.

Durante a execução, os maiores desafios foram:

  • Conquistar a confiança dos diretores e especialistas da AMT que estavam desmotivados com o atraso na entrega do projeto pela empresa anterior;
  • Entender as complexas regras de negócio do sistema;
  • Entender o código fonte entregue pela empresa que estava desenvolvendo o sistema;
  • Corrigir os erros encontrados no sistema.

 

Tecnologia

  • Microsoft .Net
  • Windows Presentation Foundation (WPF);
  • Windows Communication Foundation (WCF);
  • Oracle Message Queue (OMQ)

 

Resultado

O projeto superou as expectativas dos usuários e garantiu a segurança e o aumento da produtividade na operação da aciaria. O resultado do projeto foi satisfatório por ter permitido a evolução tecnológica, sobretudo diante de um cenário em que as soluções tecnológicas empregadas no Sistema de Sincronismo tornaram-se gradativamente defasadas devido descontinuidade de produtos, dificuldade de assistência técnica e mão de obra qualificada. Isso demandou um novo sistema que pudesse garantir um sincronismo de produção mais eficiente. Quando ficou pronto, o projeto possibilitou maior agilidade nas tomadas de decisões, facilitou a geração de cenários para avaliação do momento mais propício para manutenções e permitiu a presença mais atuante do supervisor na área operacional.  Hoje, a ETAURE é responsável por todas as melhorias solicitadas pelos usuários do sistema.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *